Passado o outubro rosa, temos o novembro azul. Você já sabe por que o mês recebe esse tema? O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de aproximadamente 28,6% da população masculina que desenvolve câncer, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer.
Por ser uma doença masculina, o tema do mês se torna azul, com o propósito de conscientizar sobre a doença e incentivar os homens a fazerem os exames preventivos, proporcionando tratamento precoce e até mesmo maneiras de prevenir.
O que é a próstata e quais são os sintomas do câncer?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino aproximadamente do tamanho de uma castanha. Sua principal função é produzir esperma, e ela fica logo abaixo da bexiga.
Apesar do câncer de próstata não apresentar sintomas aparentes nas fases iniciais, ele tem alguns muito característicos nas fases avançadas, como dor óssea, dor ao urinar e vontade de fazê-lo com maior frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen e inchaço na região.
Justamente por os sintomas iniciais serem pouco identificáveis, é extremamente recomendável ter consultas frequentes com o urologista, de ano em ano ou sempre que sentir alguma anomalia. Contudo, é recomendado que essa frequência caia para 6 em 6 meses caso você tenha histórico familiar ou obesidade, um fator que agrava as chances de desenvolver o câncer de próstata.
O tratamento depende do caso, precisando ser diagnosticado por médicos profissionais, variando muito de acordo com o quão avançado está.
Por que um plano de saúde é essencial para o tratamento?
Não apenas para o tratamento, mas principalmente para a prevenção!
O plano de saúde permite que você faça consultas frequentes com médicos capacitados, tendo maior urgência para agendar suas consultas. O plano de saúde também promove médicos com especificações, que podem lhe auxiliar da melhor maneira caso seja necessário fazer tratamento.
Conte com o Saúde Beneficência para oferecer a melhor modalidade de plano de saúde que você precisa para o seu caso! Clique aqui para solicitar sua cotação.