Se você busca um estilo de vida mais saudável, a alimentação balanceada, com menos sal, açúcares e gorduras é um dos passos mais importantes a serem dados, mas é preciso ter cuidado na hora de fazer suas escolhas no supermercado, pois muitos produtos são vendidos com promessas enganadoras ou com verdades escondidas sobre seu verdadeiro valor nutricional, o que acontece geralmente nas embalagens com os termos “light” e “diet” impressos.
Para entender melhor, veja a definição de cada um:
Light
Esses alimentos apresentam a redução de no mínimo 25% no valor energético (calorias) ou na quantidade de algum componente, como açúcar, gordura, colesterol ou sódio em relação ao convencional. |
Diet
Esse tipo de produto não apresenta um determinado ingrediente, como açúcar ou gordura para atender a finalidades especiais, como dietas em que se deve restringir certo nutriente. |
Agora que você já entendeu a diferença entre os dois, é importante saber que esses produtos não são necessariamente formulados para o controle de peso corporal, por mais que a propaganda prometa, afinal, para que o sabor, aparência e textura não sejam prejudicados, outras substâncias são adicionadas em maior quantidade, podendo ser em sódio, gorduras ou açúcares.
Por isso, para manter uma dieta seguramente saudável, o ideal é que sejam consumidos alimentos in natura, ou seja, comer com moderação os industrializados, dando preferência a frutas, carnes, grãos e cereais, por exemplo e ler com muita atenção as tabelas nutricionais.