A ansiedade é uma reação comum diante de situações que podem provocar expectativa ou medo, podendo ser identificada como um verdadeiro problema se unida a sintomas como tensão muscular, irritabilidade, fadiga, inquietação, perturbação do sono e dificuldade de concentração. Desta forma, ela se torna desproporcional aos acontecimentos que a geram, causando muito sofrimento, interferindo na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional da pessoa.
Mas isso não é motivo de vergonha ou timidez e muito menos sinal de fraqueza! O transtorno da ansiedade pode afetar homens, mulheres, crianças e idosos em fases complicadas da vida ou até mesmo sem um fator responsável específico.
Sendo assim, se você se identifica com alguns desses sintomas, procure orientação médica e psicológica, pois estes profissionais poderão te orientar como melhorar sua qualidade de vida diminuindo as crises – que raramente desaparecem de uma hora para outra – com um tratamento adequado, considerando todas as suas características físicas, mentais e emocionais.