Uma alimentação equilibrada é capaz de proteger o organismo humano de diversas formas como, por exemplo, contra doenças crônicas (diabetes, câncer, doenças cardiovasculares), influenciando até mesmo na saúde bucal.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento do consumo de comida industrializada, a urbanização e as mudanças no estilo de vida alteraram a forma das pessoas se alimentaram, elevando a ingestão de açúcares, gorduras e sódio, e tornando a má alimentação e o sedentarismo os principais riscos globais para a saúde.
Para mudar essa situação e melhorar a qualidade de vida do brasileiro, além de políticas públicas promovidas pelo Estado, é necessário também modificar os hábitos alimentares no cotidiano, dando início dentro de casa, considerando sempre as características individuais de cada indivíduo, seu contexto cultural e sua situação socioeconômica, de preferência (e se possível), com acompanhamento médico.
Sendo assim, trouxemos algumas dicas básicas, baseadas nas recomendações da OMS, para que você possa aderir a um estilo de vida mais saudável e feliz
16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.
Fonte: OMS/OPAS.