Dezembro Vermelho: mês de luta contra a AIDS – Saúde Beneficência
loader

SAC : 0800-202 0255

Para reclamações, elogios, dúvidas e sugestões.

Dezembro Vermelho: mês de luta contra a AIDS

Dezembro vermelho

Dezembro Vermelho: mês de luta contra a AIDS

  • 15 de dezembro, 2022

Chegou o último mês do ano e embora seja marcado por muitas festas e datas comemorativas, é importante destacar que esse mês também é caracterizado pela luta contra a AIDS/HIV. Por isso, é titulado como dezembro vermelho, uma forma de alertar os riscos e as ameaças que causam essa enfermidade. 

De acordo com o governo federal, mais de 38 milhões de pessoas estavam vivendo com HIV em 2021, segundo o relatório mais recente da UNAIDS (Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), só no Brasil, foram 13.501 casos apresentados neste mesmo ano. E todos esses dados revelam que essa infecção transmitida pelo vírus é uma realidade preocupante. 

O que é AIDS/HIV? 

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca as células de defesa do corpo, bem como as células chamadas “CD 4”. Esse desgaste enfraquece o organismo, tornando-o vulnerável a outras infecções. É comum que a pessoa apresente sinais como uma gripe, febre, dor de cabeça, cansaço, dores na garganta ou nem apresente sintomas. 

Entretanto, quando falamos sobre HIV, é propício haver confusão entre qual é a diferença do termo a Aids para HIV. Por exemplo, a Aids é uma doença causada pelo próprio HIV, então isso significa que nem todo mundo que está infectado com o vírus realmente possui essa doença. 

Existem muitas pessoas que são soropositivas e vivem anos sem desenvolver a doença. Mas, se não for tratado com cuidado, o HIV irá atacar as células que fazem a defesa do organismo, ocasionando em diversos sintomas. 

As IST:

Além da Aids, há diversas outras infecções sexualmente transmissíveis que são o foco da campanha. As principais, estão:

  • herpes genital;
  • sífilis;
  • gonorreia;
  • HPV;
  • HIV/Aids;
  • clamídia;
  • tricomoníase e
  • hepatite B e C.

Como prevenir? 

Com o uso do preservativo, tanto masculino como feminino em todas as relações sexuais. É o método mais eficiente para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais. 

E caso você já tenha sido diagnosticado com alguma infecção, siga as orientações do seu especialista, informe os seus parceiros sexuais recentes e não tenha relações sexuais sem o uso do preservativo. 

 

Como nós do Saúde Beneficência podemos te ajudar? 

Investir em um plano de saúde nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje. Conte com o Saúde Beneficência para oferecer a melhor modalidade de plano de saúde que você precisa. Clique aqui para solicitar sua cotação.

Através do plano de saúde, você poderá fazer consultas frequentes com médicos capacitados, tendo maior urgência para agendar as suas consultas. E o plano de saúde também promove médicos com especificações, que podem lhe ajudar da melhor maneira caso seja necessário fazer algum tratamento.


ATENDIMENTO AO BENEFICIÁRIO


SAC : 0800-202 0255


sac@saudebeneficencia.com.br

Para reclamações, elogios, dúvidas e sugestões.