Desde o início da década de 90, esse mês tem o objetivo de compartilhar informações e promover maior conscientização sobre o câncer de mama, sendo o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo.
Como este é o mês da conscientização, nós, do Saúde Beneficência, preparamos este artigo. Assim, você aprende a monitorar a sua saúde e das pessoas próximas a você.
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo acaba gerando algumas células anormais, e sua multiplicação resulta da formação de um tumor.
Há muitos tipos diferentes de câncer de mama, mas praticamente todos têm um sintoma em comum: a formação de caroços na região das mamas e das axilas ou a sensibilidade.
Quais são os principais sintomas?
Além da formação desses caroços, há alguns outros sintomas. Entre os quais destacam-se a alteração no tamanho ou formato da mama, secreção que saia das mamas, inversão no mamilo, inchado no braço, dor nas mamas, entre outros.
Também é motivo de atenção à formação de crostas ou feridas na pele do mamilo, presença de um sulco no formato, como um afundamento, coceiras frequentes, calor ou dor, entre outros.
E o tratamento?
Existem diversos tipos de tratamento indicados, não necessariamente envolvendo a quimioterapia.
As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em:
– tratamento local: cirurgia e radioterapia; e
– tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonoterapia e terapia biológica.
Já a prevenção se resume a praticar atividade física, alimentação saudável, mantimento de peso corporal adequado, evitar consumo de bebida alcoólica, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos. Mesmo assim, não é 100% possível prevenir o câncer, por isso ter uma rotina de exames é algo essencial.
A importância da mamografia
De acordo com o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é super importante, sendo o principal método para o rastreamento da doença.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.
O plano de saúde, dentro deste contexto, é indispensável. Através dele, você pode manter os seus exames em dia. Com a frequência deles, você pode ter um profissional acompanhando de perto e, caso haja qualquer anomalia, já é possível fazer o diagnóstico e entrar com o tratamento.
A prevenção e a frequência na atenção são os melhores métodos preventivos. Conte conosco, do Saúde Beneficência, para lhe ajudar a escolher a melhor modalidade de plano de saúde para o seu caso. Assim, você cuida de você e também de quem você ama!