No dia 10 de setembro, é considerado o dia mundial da prevenção ao suicídio. Não apenas esse dia merece destaque e diálogo como o mês todo, conhecido como setembro amarelo. O fato é que dialogar sobre esse tema é algo indispensável, tendo em vista que só no Brasil há cerca de 12 mil suicídios por ano, e este número sendo de 1 milhão no mundo todo.
Isso significa que, na prática, o ato de tirar a própria vida é uma das três principais causas de morte em indivíduos entre 15 e 29 anos, e apesar de tantas campanhas de prevenção, pelo menos no Brasil (vírgula) as taxas de suicídio só têm crescido nos últimos anos.
Uma pesquisa feita pela OMS apontou que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, tais como síndrome do pânico e depressão. Apesar de ambas já terem tratamento, que consiste basicamente em acompanhamentos com psicólogo, psiquiatra e medicamentos quando convier, esses cuidados tendem a ser negligenciados.
Isso acontece por alguns motivos específicos. Pensando nas faixas etárias menores em que ocorre o suicídio, há o descaso dos responsáveis, que não consideram a depressão ou outros transtornos mentais algo sério ou que precise de tratamento.
É importante ressaltar que, em muitos casos, isso não é, necessariamente, atitude de má fé dos responsáveis. O fato é que há um preconceito por parte da geração desses responsáveis, a partir dos 40 anos, que não conhecia esses conceitos e torna-se resistente a eles. Contudo, é indispensável que os responsáveis estudem e aprendam sobre o assunto, entendendo que a terapia é algo fundamental, não “besteira”.
Outro ponto que impede o tratamento adequado em casos que podem levar ao suicídio é justamente o valor das consultas. Mas, para esse caso, o plano de saúde é indispensável. Você sabia que ele oferece também consultas com psicólogo, além do psiquiatra?
Dessa maneira, dentro do seu plano de saúde, com um custo-benefício excelente, você e sua família podem ter direito às consultas psiquiátricas e à terapia que é tão necessária no combate ao suicídio. Não deixe para cuidar da saúde mental sua ou daqueles que você ama quando for tarde demais, entre em contato conosco da Saúde Beneficência e permita que nós lhe ajudemos!